Apresentação

RESGATAR O PASSADO PARA CRIAR FUTUROS

Em sua 34ª edição, o Curta Kinoforum volta a um desenho semelhante ao de antes da pandemia. Ano passado já ensaiamos o retorno às salas de exibição, em um formato híbrido com as plataformas digitais, e agora tornamos a ocupar os espaços tão especiais que há anos nos acompanham, sem perder a possibilidade de chegar a mais espectadores Brasil afora. A sensação é ainda melhor quando sabemos que nossa equipe de produção estará sediada na Cinemateca Brasileira, que resistiu aos últimos quatro anos graças a seus bravos funcionários e amigos.

A programação deste ano traz muitas novidades e também vem recheada de resgates. A pluralidade de meios de captação e edição nos permitiu ampliar cada vez mais o acesso, chegando a mais pessoas, mas também criando uma geração muito mais diversa a atuar por trás das câmeras. Há mais de 20 anos o Festival exibe produções indígenas desenvolvidas em projetos pioneiros como o Vídeo nas Aldeias, além de oficinais de realização audiovisual que todos os anos marcam presença na programação. Este ano, no foco Questões do Céu e da Terra, o cinema indígena autoral chega às nossas telas, com programas de filmes de Olinda Tupinambá, Takumã Kuikuro e Priscila Tapajowara. O programa Horizontesestreia na programação, reunindo filmes que abordam o universo jovem e tendências para as novas gerações.

Em paralelo, olhamos para a história do cinema e em especial do curta-metragem brasileiro, em uma série de homenagens e com um programa que reúne filmes que dominam a narrativa cinematográfica e foram reconhecidos pelo Prêmio Estímulo — fomento que ajudou a formar as gerações dos anos 1980 e 1990 de cineastas paulistas e a desenvolver o formato que sempre foi espaço de resistência diante dos altos e baixos da frágil política cultural brasileira.

O mundo atual em que várias visões de mundo convivem — nem sempre em harmonia — e tantas vozes ainda precisam se fazer ouvidas nos exige disposição para a troca e abertura para o novo. Esse é o território em que vivemos desde a criação do Festival, também um resultado do pulsante cenário do curta-metragem paulista do fim dos anos 1980. Convidamos você a desfrutar dos encontros que a sala de cinema e seu entorno oferecem.

Zita Carvalhosa

Diretora do Curta Kinoforum

 

UM IMPULSO AO MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum celebra, neste ano, 34 anos de parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Em 2022, foi contemplado com R$ 200 mil pelo ProAC Editais, que tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos culturais nos mais diversos segmentos.

O Museu da Imagem e do Som, localizado na Avenida Europa, é uma das sedes de exibição deste festival que é um dos mais importantes dedicados ao cinema de curta duração. Mais de 3,2 mil filmes foram inscritos, entre janeiro e abril, de diversos países.

Esse apoio está alinhado com a missão de fomentar uma política cultural livre, plural, inovadora, estabelecendo ações que incentivem a interação entre diversas expressões para transformar o setor cultural em condutor de desenvolvimento humano e econômico.

Hoje, a indústria cultural criativa corresponde a 3,11% do PIB brasileiro, índice maior que os 2,5% da indústria automotiva, segundo estudo do Itaú Cultural. Só o audiovisual ocupa a quinta posição em importância na economia brasileira.

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo acredita no potencial da indústria audiovisual brasileira e trabalha incansavelmente para reconhecer, incentivar e criar ainda mais oportunidades para os profissionais que atuam no setor.

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

 

SABESP

A Sabesp é protagonista na transformação da vida das pessoas por meio do saneamento básico. E também na cultura, no esporte e no meio ambiente. Temos apoiado ao longo dos anos diversos projetos, que acreditamos serem transformadores para a vida da população, seja para teatro, música, dança, literatura, cinema, preservação ambiental e de patrimônio, esportes, entre outros. 

Diante disso, é uma honra para a Sabesp ser um dos patrocinadores, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum. Pela sexta vez apoiamos a mostra, um marco do formato de curta-metragem. Sua enorme variedade de produções de diversos países representa a diversidade, a cultura e a sociedade em várias partes do mundo. Tudo de forma gratuita.

Sabesp 

 

RENOVANDO NOSSO APOIO AO AUDIOVISUAL

Pelo terceiro ano consecutivo, o Itaú Unibanco apoia o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, um dos mais tradicionais eventos dedicados a esse formato cinematográfico, realizado desde 1990 na capital paulista. O apoio está em consonância com o constante diálogo do Itaú Cultural (IC) com a produção audiovisual, eixo artístico presente em diversas ações da organização.

Neste ano, parte da programação especial da 34ª edição do Festival estará disponível exclusivamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, entre 24 de agosto e 10 de setembro. Serão seis curtas sobre povos originários do país, todos eles com direção de cineastas indígenas. Os filmes se juntam aos mais de 190 títulos em formato curta-metragem em exibição na plataforma. Veja gratuitamente em itauculturalplay.com.br.

Em outras frentes do IC em que se destaca o audiovisual, o programa Ocupação (itaucultural.org.br/ocupacao), em 59 edições, já homenageou importantes cineastas, como Eduardo Coutinho, Luiz Sergio Person e Rogério Sganzerla. Já a Escola Itaú Cultural (escola.itaucultural.org.br) disponibiliza o curso Constelação das artes: cinema brasileiro – fabulações sobre um território em disputa, a fim de promover reflexões sobre o cinema brasileiro a partir dos seus diálogos, contradições e tensionamentos.

Itaú Cultural

 

VIDA LONGA AO CURTA KINOFORUM

A Spcine comemora o sétimo ano de parceria com o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que chega a sua 34ª edição. Em consonância com os valores da Spcine, o Festival apoia o audiovisual brasileiro e promove ações com foco na inclusão cultural e social. Com uma curadoria diversa, o Curta Kinoforum traz uma programação de curtas brasileiros e internacionais novos e consagrados.

Para celebrar esta edição, a Spcine está promovendo ações especiais no âmbito de formação e difusão para o festival. O Circuito Spcine, maior rede de cinemas públicos do Brasil, exibirá parte da programação nas salas espalhadas pela cidade de São Paulo, levando produções nacionais e internacionais a bairros não atendidos pelas salas comerciais. Em complemento às ações de difusão, a Spcine Play, plataforma de streaming pública, terá uma estante especial em seu catálogo contendo parte dos títulos apresentados no Festival, possibilitando o acesso às obras gratuitamente e de qualquer local.

Além disso, com foco em aproximar talentos do audiovisual ao mercado de trabalho, a Formação Spcine realizará ações voltadas ao desenvolvimento dos profissionais e estudantes do setor por meio de contratação de dois agentes cineclubistas para monitoria do evento, uma sessão comentada para o Cineclube Spcine e uma atividade sobre a primavera de curtas que vai ocorrer como abertura do Crítica Curta, oficina de realização de críticas que o Kinoforum oferece durante o festival.

Spcine

 

O ALCANCE DO CURTA

O Sesc desenvolve ações regulares no campo do audiovisual, abordando-o em perspectiva ampliada. O trabalho da instituição com a linguagem cinematográfica envolve diferentes modalidades fílmicas, formatos de exibição e modos de fruição, com a tela ocupando diversos ambientes e sendo ofertada a audiências plurais. Esse arco vai da sala tradicional às projeções alternativas, em espaços de usos variados, inclusive ao ar livre, fomentando vivências cinematográficas múltiplas, não restritas ao recinto escuro e vedado. Um amplo leque de ações socioeducativas se articula a esse rol de exibições, incluindo laboratórios, oficinas e cursos. Tal compreensão alargada do cinema se orienta pela busca por ampliar a representatividade de ideias, gêneros, regionalidades e narrativas.

Parte integrante dessa ação diversificada, em sintonia com a abrangência de atuação do Sesc no âmbito sociocultural, a parceria sistemática com festivais permite que a entidade contribua com organizações comprometidas há décadas com a difusão da sétima arte e, ao mesmo tempo, incremente seu próprio leque de opções direcionadas aos frequentadores da rede de unidades. Nessa perspectiva, a instituição é parceira do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens desde as primeiras edições do evento, nos anos 1990. O apoio se deve ao reconhecimento da capacidade do festival de apresentar, mediante recortes anuais, a amplitude da produção de curtas-metragens no mundo, concebendo-os como linguagem com suas especificidades.

O fato de os filmes de curta-metragem serem pouco difundidos nos circuitos comerciais faz com que a ação conjunta do Curta Kinoforum e do Sesc preencha parcialmente essa lacuna, por representar uma instância de mediação junto aos públicos. Dado o seu caráter conciso e de menor custo, o “curta” abre-se à experimentação de novos dispositivos e democratiza o acesso aos meios de produção, possibilitando maior diversidade de realizadores. Não é de hoje que cresce o número de cineastas periféricos e realizadores indígenas que fazem uso da modalidade como meio de expressão, o que favorece a emergência de narrativas diferentes daquelas já legitimadas – enriquecedoras, portanto, das compreensões de mundos.

Danilo Santos de Miranda

Diretor do Sesc São Paulo

 

UM BRINDE AO CINEMA

A Casa di Conti desde 1947 se dedica ao desafio de desenvolver, produzir e distribuir produtos com excelência, sempre buscando integrar-se aos interesses da sociedade.

É com satisfação que a Casa di Conti se une como apoiadora do 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, um dos eventos mais tradicionais e importantes do mundo para o curta-metragem.

Apoiamos a realização de mostras no interior do estado de São Paulo, levando filmes a públicos que, de outro modo, talvez não tivessem acesso. Enxergamos no cinema uma poderosa ferramenta para transmitir histórias, inspirar e conectar pessoas.

Parabenizamos todos os envolvidos nesse compromisso, que garantem que ideias ganhem vida e se transformem em ação, impulsionando o conhecimento cinematográfico, estimulando caráter e cidadania. Essa iniciativa fortalece nosso propósito de contribuir para a celebração da arte, perpetuando a importância da cultura em nossa sociedade.

Casa di Conti